ARTIGOS


Engenharia Mecânica e algumas curiosidades

Autor: http://www.brasilprofissoes.com.br/

Desde a pré-história, o homem sempre procurou facilitar suas tarefas diárias, visando automatizá-las e reduzir seu trabalho.

O emprego de dispositivos mecânicos – como os que hoje engenheiros mecânicos utilizam, porém com maior tecnologia e adaptados à realidade atual – remonta aos tempos antigos.

Entre os primeiros exemplos destes sistemas, pode-se citar controles de vazão e nível nos reservatórios de água na Roma Antiga, o relógio mecânico inventado no século XII e a máquina aritmética da Pascal, do século XVII.
Com a Revolução Industrial, a mecanização ganhou novo fôlego e deu um salto tecnológico, com a criação de evoluídas máquinas de tecelagem, moagem, a vapor e até de criptografia, como a criação das gráficas de jornais (época do surgimento da imprensa).

Nos tempos atuais, o advento dos computadores e constante digitalização são fatores que mais contribuem para aplicação e modernização dos sistemas de controle desenvolvidos há centenas de anos pelo homem; e a engenharia mecânica tem importante espaço neste setor.

Ela contribui com a concepção e manutenção de novos projetos que visem facilitar e acelerar o desenvolvimento tecnológico e humano.


Leonardo Da Vinci planificou várias máquinas voadoras, entre elas, o parafuso aéreo que inspirou o primeiro modelo de helicóptero!
Leonardo Da Vinci acreditava que a visão era o sentido mais importante de todos!

Foi através da experiência empírica que este construiu grande parte da sua obra no ramo da engenharia e mecânica valorizando dessa forma uso dos sentidos. Os esboços de um tanque semelhante a uma tartaruga e os de um “Ornithopter” (máquina voadora com asas movíveis semelhantes as das aves) são alguns exemplos.

Leonardo da Vinci desenhou o que se pensa ser o primeiro fato de mergulho funcional do mundo, apesar de tal feito ter sido atribuído ao alemão Karl Heinrich Klingert em 1797.

Leonardo esboçou várias máquinas de guerra entre elas, um tanque de combate e catapultas de contra-peso e braço flexível, contribuindo assim para o avanço da engenharia militar.

No entanto, apenas o fazia como meio de subsistência na medida em que mostrava um enorme desprezo pelas guerras humanas.


_________________________________________________________________________________

Últimas notícias divulgadas


Artigos Anteriores

Próximo >

 


Pneus que se consertam sozinhos
Botas Especiais - Walking Assisting Clutch
Lexus mostra mais imagens de skate voador
Material com rigidez negativa absorve impacto em 0,03 segundo
Princípios básicos do escapamento
Refrigeração térmica transforma calor em frio ou em eletricidade
Refrigeração magnética gela à distância
Mecânica dos fluidos/Cálculo da perda de carga em tubulações
Mecânica quântica, infinitesimais e democracia
Engenharia Mecânica e algumas curiosidades