Notícias


Quarta-feira, 21 de Maio de 2014.

Presidente do CREA-MG visita grupo de trabalho da ABNT

Em 10/12/2013 o Presidente do CREA-MG Jobson Andrade visitou o Grupo de Trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que faz parte do Projeto de Norma Técnica de Inspeção e Ensaio de Elevadores Elétricos, que tem como proposta inicial a elaboração da norma de inspeção e testes em elevadores elétricos. O CREA-MG disponibiliza toda infra estrutura para que as reuniões aconteçam mensalmente.
Além de elaborar a norma, o projeto visa descrever e estabelecer os critérios de vistoria em elevadores elétricos, gerando um formato padrão de laudo técnico a ser utilizado por profissionais e empresas da área. Serão realizadas até julho/2014 (mês em que será entregue o relatório final dos encontros para ABNT) reuniões mensais, bem como ciclos de palestras, que, eventualmente vão subsidiar temas de várias áreas especializadas, tais como: manutenção em aeronaves, inspeção em caldeiras e vasos de pressão, portas para elevadores, diagnóstico de equipamentos rotativos, entre outros.
O elevador é o meio de transporte mais seguro entre todos os veículos conhecidos, além de se configurar como o meio de transporte mais utilizado no mundo, com cerca de 10 milhões de elevadores, E estima-se que haja no Brasil, atualmente, cerca de 350 mil elevadores, com a capacidade de levar dois passageiros em fração de segundos. Entretanto, especialistas alertam, que é preciso ter cuidado, principalmente ao utilizá-lo.
Segundo o conselheiro do Crea-Minas e coordenador do grupo de trabalho da ABNT e Vice-Presidente da ABEMEC, o engenheiro mecânico Ronaldo Chartuni Bandeira, a reunião é de grande relevância, uma vez que vai abordar temas relacionados à segurança de quem utiliza com frequência elevador. “Vamos discutir prioritariamente a importância do uso do elevador como meio de transporte vertical, além de pautar os principais problemas técnicos que causam danos ao meio e aos seus usuários”, enfatiza. O evento é aberto e acontece na sede do Conselho. Podem participar das reuniões representantes de empresas de manutenção, engenheiros, consultores, técnicos, fabricantes e órgãos públicos.
Fonte: ABEMEC-MG


Mais Notícias


Próximo >
 

19/12/2015 Falha mecânica causou acidente com avião da AirAsia na Indonésia
19/12/2015 Aço sem retorno elástico promete carros mais leves
18/12/2015 Engenharia mecânica é a mais versátil das engenharias
17/12/2015 Estudo da Poli pode aumentar eficiência e reduzir desgaste de motores flex
30/11/2015 RevoMaker: eletroeletrônicos direto da impressora 3D
30/11/2015 Revestimento torna aço à prova de sujeira e de corrosão
30/11/2015 Estas botas malucas fariam você se cansar menos ao caminhar
19/10/2015 Mágica? Máquina mantém bolas quicando às custas da pura física mecânica
20/10/2015 Pneus que se autoconsertam estão a caminho
19/10/2015 Tinta aquece água a 68ºC com energia solar