Profissional em destaque



Entrevista com Engenheiro de Produção Mecânica

Fonte: Ronaldo Bandeira
Este mês entrevistamos Flávio Dutra, engenheiro especialista em elevadores que nos concedeu uma entrevista esclarecedora sobre diversos aspectos técnicos e comerciais dos serviços de uma empresa de fabricação e manutenção de elevadores.



Posto de atendimento da Otis em Paris

 

1) Qual seu nome completo?
Flávio Junio Dutra de Deus

2) E a sua formação?
Formado em 2006 pela PUC-BH em Engenharia Mecânica, MBA em Gestão de Empresas pela FGV com término previsto para o Fim desse ano.

3) Qual o nome da empresa que você trabalha?
ELEVADORES OTIS LTDA.

4) Uma visão geral de sua empresa.
A OTIS é uma empresa sólida, que lançou seu primeiro elevador de segurança em 1853, Poucas companhias no Brasil chegam aos cem anos de atividade esbanjando tanto vigor, dinamismo,criatividade e senso de inovação tecnológica. Seu compromisso com o cliente, sua preocupação com o bem estar de seus colaboradores, o bom clima de trabalho e exibindo uma presença de mercado impressionante, a ponto de fazer parte da vida de milhões de pessoas que transitam diariamente pelos principais edifícios do país ou por residências verticais de todos os padrões, são itens que nos deixam orgulhosos de trabalhar nessa empresa.

5) Qual seu cargo?
Supervisor de Instalações.

6) Quantos anos você trabalha na empresa?
Há 11 anos.



Torre Eiffel - Elevador Otis instalado na torre

 

7) Quais são suas atividades?
Fazer a gestão de performance da equipe de instalações composta por funcionários e terceiros, Supervisionar a equipe dos técnicos, organizando, planejando e controlando as atividades de instalações e montagem, Garantir a satisfação dos nossos clientes seguindo os padrões de segurança, ética e qualidade exigidos.

8) O Brasil tem utilizado equipamento de última geração em elevadores?
Sim. Nossos produtos instalados no Brasil possuem tecnologia semelhantes aos instalados em qualquer parte do mundo. Pude constatar também a semelhança de tecnologia em Feira que visitei em Munique (Alemanha), muitos produtos que estavam em exposição já conhecíamos a algum tempo, e alguns que já trabalhamos a muito tempo ainda não estavam em exposição como exemplo as cintas de tração .

Quais os prédios de referência que sua empresa possui elevadores no Estado, Brasil e no Mundo?
Centro Administrativo do estado de Minas Gerais, Estádio do Independência em BH,e estamos nesse momento instalando os novos elevadores do Estádio do Mineirão também em BH, também com visão para a copa de 2014 estamos instalando os elevadores do Maracanã no Rio, além dos elevadores e escadas, já em funcionamento a alguns anos do CRISTO REDENTOR também no Rio, no mundo estamos presentes em várias construções de grande importância como: Oriental Pearl Radio and TV Tower, Shanghai, China; Rappongi Hills Toquio, Japão; Complex; Sony Center am Potsdamer Platz; Berlim, Alemanha; Torre Eiffel, Paris, France; dentre outras obras de referência.



Equipe de trabalho Otis em Paris

 

9) Quais as principais características de um engenheiro mecânico neste setor?
Para o setor de instalações de novos equipamentos, o engenheiro, deve ter um bom conhecimento técnico na área da montagem, além de estar sempre atento as mudanças tecnológicas (o que há de novo no mercado), a cada montagem, surge um novo desafio que exige soluções quase de imediato. Para isso as normas técnicas, os conceitos aprendidos durante o curso e desenvolvidos com as experiências profissionais são muito importantes. Hoje a maior dificuldade que encontramos é na formação de mão-de-obra de qualidade, e o desenvolvimento de gestão de pessoas que o engenheiro deve conhecer para exercer uma liderança de qualidade com seu técnicos, melhorando assim os resultados e a satisfação do cliente.

10) Qual a perspectiva para o engenheiro mecânico na área de elevadores para os próximos anos?
Com o grande aumento na construção civil, sem duvida é uma área em expansão já a alguns anos, e mesmo depois da copa que ainda esta um pouco obscuro, será um cenário muito bom para os Engenheiros Mecânicos pois as manutenções e modernizações terão mais evidência.


Entrevistas Anteriores

 

Fernando Grando, engenheiro da Fórmula 1, dá dicas sobre o curso e carreira de Engenharia Mecânica...
Entrevista com Engenheiro de Produção Mecânica ...